Era escrito por homens no eu lírico masculino e feminino.
Cantigas
As cantigas eram de amigo e amor. Os dois tipos foram cultivados nas cortes portuguesas, normalmente pelo sexo masculino, mas também por mulheres. Os tipos de cantigas são: Satíricas (Cantigas de Maldizer e Cantigas de Escárnio) e Líricas (Cantigas de Amor e Cantigas de Amigo).
- Cantigas de Maldizer: através delas, os trovadores faziam sátiras diretas, chegando muitas vezes a agressões verbais. Em algumas situações eram utilizados palavrões. O nome da pessoa satirizada podia ou não aparecer explicitamente na cantiga.
- Cantigas de Escárnio: o nome da pessoa satirizada não aparecia. As sátiras eram feitas de forma indireta, utilizando duplos sentidos.
- Cantigas de Amor: o trovador destaca todas as qualidades da mulher amada, se colocando numa posição inferior a ela. O tema mais comum é o amor não correspondido.
- Cantigas de Amigo: enquanto nas Cantigas de Amor o eu - lírico é um homem, nas de Amigo é uma mulher (embora os escritores fossem homens). A palavra amigo nestas cantigas tem o significado de namorado. O tema principal é a lamentação da mulher pela falta do amado.
Exemplos de cantigas:
http://www.youtube.com/watch?v=f2z8K33-f5A
http://www.youtube.com/watch?v=Q_1EDSpz-fE
Trovadores
Os mais conhecidos trovadores foram: João Soares de Paiva, Paio Soares de Taveirós, o rei D. Dinis, João Garcia de Guilhade, Afonso Sanches, João Zorro, Aires Nunes, Nuno Fernandes Torneol.
Obras
Paio Soares de Taveirós http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/resumos_comentarios/c/cantiga_da_ribeirinha
João Garcia de Guilhade
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Garcia_de_Guilhade
Nuno Fernandes Torneol
http://pt.shvoong.com/books/1755923-cantiga-amor-nuno-fernandez-torneol/
Obras teatrais
Uma obra brasileira teatral é Mateus e Mateusa.
http://www.youtube.com/watch?v=5HK8oUAPbno
Músicas:
http://www.youtube.com/watch?v=gTlbmD69py4
Trovadorismo no Rio Grande do Sul
Andressa, Beatriz e Mateus
Nossa!!!! O trabalho de vocês está EXCELENTE!!!Pasrabéns!Professora Andréia Abreu.
ResponderExcluir